O Processo de design de interacção – Parte I

Como designers muitas vezes cometemos o erro de projectar interfaces baseando na nossa intuição ou numa suposição qualquer, em vez de fazer um estudo detalhado antes de produzir. Neste artigo vou falar um pouco sobre design de interacção e da sua aplicação em interfaces.



O que é design de interacção?

Design de interacção significa desenvolver produtos (interfaces) que sejam usáveis, que permitam a interactividade e que auxiliam na realização de uma determinada tarefa.

Antes de se estruturar qualquer interface existe vários factores que se deve levar em conta para que a interface possa comunicar efectivamente. Definir o objectivo, para quem se destina e como optimizar as interacções com os utilizadores é fundamental no design de qualquer interface.

Definir objectivos significa clarificar o propósito da criação da interface, determinar o público-alvo, e que informação disponibilizar.

Um dos principais motivos para se compreender melhor os utilizadores deve-se ao facto de pessoas diferentes têm necessidades e expectativas diferentes, por isso saber quais são os utilizadores potenciais é fundamental para que os objectivos sejam alcançados. Projectar um sistema interactivo que atenda às necessidades dos utilizadores consiste em assegurar que a interface seja fácil de usar, eficiente e agradável.

Como posso optimizar as interacções do utilizador com a interface?

Definir requisitos através da:
• Análise de interfaces já existentes;
• Recolher opiniões dos utilizadores através de entrevistas ou de questionários;
• Envolver os utilizadores no design;
• Analisar o que está a ser feito.

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