As crónicas do mrvadaz


"Nhas fidjus ca ta conchi camoca cu leti papota?"

Lendo esta notícia, fica uma estranha sensação melancólica e saudade da minha infância, dos tempos da escola primária e, ao mesmo tempo, uma satisfação desmedida na dúvida da nossa capacidade e sustentabilidade para garantir o mata-bicho das crianças nas escolas básicas, principalmente, lá no interior das nossas ilhas onde se comem o "cascaron de nariz".

Ninguém queria faltar as aulas no dia da camoca, se acontecesse algum azar, ficaria a lamentar o dia perdido. Eu lamentei várias vezes por causa de uma vaca, a Formosa, que era "andecha", magricela e "nha rola", cuja única vantagem dela era termos bezerro todos os anos, a maioria deles machos. Quem não sente saudades dos bifes, carnes da galinha e vaca enlatadas, "leti papota", pêra e uva seca, caril ou aquelas sopas que as cozinheiras da escola temperam mais do que ninguém? Quem nunca se sentiu vontade de morrer de comer a camoca? Quem que nunca ca djunta prato cu minis?

Ai canadja, tempo dja bai ca ta volta! Hei-de contar os meus filhos como foram esses tempos em que joguei bolas de meias com retalhos das roupas velhas, "nfana dedo pé", fiz carros de latas, arames, pau, fiz papagaios de papel e plástica, rodas de chinelas..., na escola comi muita "camoca cu leti papota!"

É bom saber que podemos assegurar a alimentação nas nossas cantinas, assim os meninos mais pobres poderão também saborear a "camoca cu leti papota".

Glossários: aqui

Imagem

2 comentários:

Victor Pinto disse...

Bons tempos Vadaz, certamente já tiraste uma folha do caderno para fazer um cone e colocar a camoca lá dentro!?…. Lembro-me que bem que no dia em que havia camoca ninguém faltava…. hehhehe,
Abraço

mrvadaz disse...

Victor, saíste-me por trás! Já tinha esquecido deste pormenor hehehe, tirava sempre as folhas do meio para poder sair duas ao mesmo tempo; Hehehe